Weby shortcut
CCOM.logo
Logo UFJ

O NOBE

Por ASCOM Câmpus Jataí Atualizado em 04/06/19 10:39.

O que é?

O núcleo de Orientador do Bem Estar é um programa de apoio aos discentes, em casos emergenciais, no âmbito da saúde mental.

 

Como funciona o programa
O NOBE funciona do casarão do campus Riachuelo (Térreo) com a participação de uma Equipe multiprofissional (Assistente social, Enfermeira, Psicóloga, Psicopedagoga e Psiquiatra). O atendimento tem uma duração de um mês, podendo se estender mais dois meses com encaminhamento para a rede de atendimento de saúde mental do município.

 

Como participar do acolhimento?
De quinze em quinze dias é feito o acolhimento e triagem dos discentes que possuem o perfil para participar do Programa. Para participar do acolhimento, o discente precisa preencher o formulário que está na página da CCOM e estar presente nos dias e horários divulgados.

 

Quais são os principais sintomas das doenças mentais?
Os sintomas são extremamente variáveis, mas a tristeza patológica, a ansiedade, as alucinações e os delírios são bastantes comuns e de importância extrema no diagnóstico destas doenças.

Esses são apenas os mais chamativos, mas existem muitos outros, como:


Alcoolismo: Sintomas de abstinência quando o indivíduo fica sem bebida alcoólica, como alucinações e agitação.
Depressão: apatia, pensamento lento e desmotivação, isolamento e depreciação.
Transtorno de ansiedade: palpitação, irritabilidade, falta de ar, suor, mãos frias e úmidas, boca seca, náuseas e diarréia. O transtorno do Pânico é uma crise de ansiedade, com medo intenso e sensação de asfixia.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): atitudes obsessivas e compulsivas que consomem muito tempo e interferem na rotina e nas atividades diárias do paciente.
Humor onde não há um aumento de energia e, em momentos, uma baixa patológica do humor e algo próximo de estado de depressão.