O Serviço Social e as assistentes sociais, além das avaliações socioeconômicas, também desempenham a escuta qualitativa com a/o usuária/o de um determinada política social, com a finalidade de realizar os devidos encaminhados em Rede (ex.: Assistência Social, Saúde, Previdência e afins); O Serviço Social da PRAE trabalha de forma multidisciplinar com profissionais de outras áreas do conhecimento, em caso de necessidade, seja para construção de pesquisas ou para atendimento de demandas específicas. É realizado orientações acerca de demandas que possam ser mediadas por profissionais do Serviço Social e é feito entrevista social e visita domiciliar, sendo que ambos são instrumentais técnicos de trabalho da/o assistente social.
* Independente de se encontrar ou não em situação de vulnerabilidade socioeconômica, levando em consideração que existem outras demandas que podem ser avaliadas pela/o assistente social, todos/as os/as discentes podem procurar o Serviço Social.
Descrição resumida das principais atribuições:
As/os assistentes trabalham no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo;
Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura;
Elaboram laudos, pareceres e estudos sociais e realizam avaliações, analisando documentos e estudos técnicos e coletando dados e pesquisas.
Fonte: Revista Brasileira de Educação Básica, Observatório da Comunicação Pública da Ciência, Pensar Educação em Pauta, Publicada em 30 de abril de 2020. Endereço eletrônico: https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/atribuicoes-e-areas-de-trabalho-do-profissional-de-servico-social/. Acessado em 13 de janeiro de 2023 às 18 hs.
Equipe atual de assistentes sociais da PRAE-UFJ:
Lílian Rodrigues:
Assistente Social; Mestre em Serviço Social.
Kaellen Oliveira dos Santos: